terça-feira, 7 de julho de 2015

Moeda bitcoin está sendo usada pelos gregos, temendo retorno ao dracma

FONTE - Reuters

LONDRES (Reuters) - Há ao menos uma forma legal de tirar euros da Grécia nos últimos dias e protegê-los contra a perspectiva de desvalorização ou retorno ao dracma: convertê-los em bitcoins.
Apesar de números absolutos serem difíceis de ser encontrados, houve aumento do interesse dos gregos pela chamada "criptomoeda" online, que não é controlada por autoridades monetárias e pode ser transferida por smartphone.
O número de novos clientes depositando ao menos 50 euros na BTCGreece, a única bolsa de bitcoin na Grécia, aberta apenas para gregos, subiu 400 por cento entre maio e junho, de acordo com seu fundador Thanos Marinos, segundo o qual o número chega a "poucos milhares". A média de depósitos quadruplicou para cerca de 700 euros.
O uso do bitcoin pode permitir que os gregos façam o que os controles de capitais determinados nesta semana pretendem evitar: retirar dinheiro de suas contas bancárias e, se desejarem, do país.
"Quando as pessoas tentam retirar dinheiro do país e o Estado está impedindo que isso ocorra, o bitcoin é a única forma de transferir algum valor", disse Adam Vaziri, membro do conselho da associação UK Digital.
"Não há outras opções a menos que se compre diamantes, e isso é muito difícil de transferir."
(Por Jemima Kelly)

Nenhum comentário:

Postar um comentário