domingo, 4 de maio de 2014

Luiz Henrique defende novo pacto federativo, com descentralização do poder

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (28), a concentração de poder e de recursos na União. Ele defendeu o fortalecimento dos municípios, com um novo pacto federativo, que diminua o peso do poder federal. O parlamentar mencionou o livro Se os Prefeitos Governassem o Mundo, do cientista político norte-americano Benjamin Barber.
- O autor aborda a impotência dos governos centralizados – e, por isso, distantes – em resolver os problemas do povo, vale dizer, do país, e demonstra que os governos municipais, próximos dos cidadãos, são muito mais capazes de governar com eficiência, caso disponham dos recursos que normalmente estão centralizados nos cofres federais - afirmou Luiz Henrique.
O senador argumentou que a administração municipal custa menos e fornece maior eficiência. E lamentou que os municípios continuem sendo o “patinho feio” da distribuição orçamentária no Brasil. Luiz Henrique cobrou um novo pacto federativo que melhore a participação de estados e municípios na partilha dos tributos, e disse esperar que este seja o principal assunto a ser debatido na próxima campanha presidencial.
- O Brasil só vai efetivamente avançar para o desenvolvimento, se fizer um novo pacto federativo e se descentralizar a gestão deste país redefinindo limites de gestão entre a União, os estados e os municípios.
 
Noticias publicada pela Agencia Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário